Segundo dia do Congresso abriu com um painel dedicado à Gestão de Piscinas, composto por Rui Pimenta, Lara Oliveira, João Regufe e José Pedro Sarmento, com Vasco Pinho, vereador do desporto da Camara Municipal de Matosinhos e administrador não executivo da Matosinhos Sport, a dar as boas-vindas ao evento.
Vasco Pinho lembrou as origens da Matosinhos Sport e o gigante em que esta se tornou nestes 20 anos, através de um excelente trabalho que resulta da simbiose da empresa e das suas equipas com a Autarquia e com a equipa do desporto e associativismo desportivo municipal.
Em breves traços, frisou a política de democratização do desporto e da criação e disponibilização de programas gratuitos e inclusivos, para todos, que passam não só pelos espaços públicos, mas também pelos equipamentos municipais, com qualidade técnica e recursos humanos de referência.
Pelos palestrantes, Rui Pimenta, administrador da Agencia de Energia do Porto, frisou o objetivo que Matosinhos tem para atingir e neutralidade carbónica em 2030 e a relevância do papel dos cidadãos matosinhenses (e não só) para atingir este desiderato. Abordou a importância de medidas, novas técnicas e ferramentas para diminuir custos de energia, com foco no desenvolvimento e implementação de projetos de produção de energia.
Já Lara Oliveira, engenheira sanitária e gestora de piscinas, abordou a importância do tratamento de água, as novas técnicas, a sustentabilidade ambiental, bem como os custos de manutenção e implementação do sistema, entre outros temas da área.
José Pedro Sarmento, professor universitário, trouxe a debate os principais aspetos para um bom funcionamento das piscinas, recomendando as piscinas públicas, que são garante de saúde pública, lembrou como surgem em Portugal as primeiras piscinas e as primeiras provas de natação. Relativamente a Matosinhos, uma curiosidade: é aqui, nas águas do porto de Leixões, que a história regista, em 1920 e até aos dias de hoje, a maior assistência (22.000 pessoas!) um jogo de polo aquático.
João Regufe, chefe de divisão da Matosinhos Sport, fechou os trabalhos da manhã ao vincar a analise, controlo e otimização do espaço aquático, com relevo para o caso da rede de piscinas de Matosinhos. Explanou a evolução da rede nos últimos anos, com a introdução de novas modalidades e novos equipamentos, bem como de novos programas, destinados a todos os públicos.
Os trabalhos continuam esta tarde e prologam-se pela noite, com destaque para o painel das 21h00, que conta com a presença do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Correia.
O Congresso decorre até este domingo, dia 23, e o programa pode ser consultado aqui.