No 11º Europeu organizado em Matosinhos, recebemos as 16 melhores seleções da atualidade, em sub18 femininos
Nenhum outro local na Europa recebeu até hoje este número consecutivo de eventos de basquetebol jovem ao nível de seleções (11 em 13 anos, ciclo apenas interrompido pela pandemia) com o êxito reconhecido por todos, em especial pela maior instância da modalidade, a FIBA. Esta voltou a considerar Matosinhos como um verdadeiro “case study” e de sucesso em resultado das excelentes condições e de uma organização irrepreensível, encabeçada pela Federação Portuguesa de Basquetebol, pela Associação de Basquetebol do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos e Matosinhos Sport.
Em 2024 estiveram envolvidas no evento mais de 400 pessoas de cerca de 20 nacionalidades diferentes: atletas e staff técnico e de apoio das 16 seleções, árbitros e delegados, forças de segurança, voluntários, jovens atletas do G.D. Basquete de Leça e do Guifões S.C. e jovens do Dance4Kids, entre outros e outras, como as diversas equipas de trabalho da Matosinhos Sport, em permanência nas instalações.
Foram utilizados 2 pavilhões municipais, o Centro de Desportos e Congressos e o pavilhão de Guifões, equipamentos que receberam, além dos treinos, 56 jogos e mais de 20.000 espectadores (números oficiais FIBA) ao longo de uma semana, com destaque para os 7 jogos de Portugal, que juntaram mais de 14.500 espectadores (média superior a 2.000 por jogo).
A Seleção Nacional visitou e promoveu vários dos mais emblemáticos locais do concelho, e muitos elementos das delegações estrangeiras (e os seus acompanhantes e familiares) visitaram a piscina das Marés, o Mumma e a Casa do Design, entre outros locais. De facto, o impacto económico do evento, para o concelho de Matosinhos, é deveras significativo, em especial na hotelaria, mas também noutros setores como da mobilidade (transportes das seleções, táxis, plataformas) e restauração.
Este evento foi mais um excelente augúrio para o próximo ano, em que iremos acolher mais eventos desportivos de nomeada, quer nacionais quer internacionais.
Matosinhos, Cidade Europeia do Desporto 2025
Fotografias: MS/FPB/FIBA