Vantagens de âmbito desportivo e social já chegam a 355 operacionais
63 novos elementos das quatro corporações de Bombeiros de Matosinhos receberam hoje de manhã, no Museu da Quinta de Santiago, o Cartão Social do Bombeiro.
A distribuição dos cartões foi feita de forma simbólica pelos comandantes ou representantes das corporações de Bombeiros do concelho pelas mãos da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, numa cerimónia que contou ainda com a presença da vereadora da Proteção Civil, Marta Pontes, do vereador do Desporto, Vasco Pinho, e do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport criaram, em 2019, um programa inovador a nível nacional, destinado aos bombeiros das quatro corporações do município, Leixões, S. Mamede de Infesta, Matosinhos-Leça e Leça do Balio, com o objetivo de contribuir para a sua preparação física e de lhes serem concedidos alguns benefícios sociais.
O cartão social do bombeiro dispõe de várias vantagens de âmbito desportivo e social que têm vindo a ser consolidadas e adaptadas às necessidades dos operacionais ao longo dos anos.
Em 2023, são mais 63 os bombeiros que podem usufruir das vantagens do Cartão Social do Bombeiro e que se juntam aos 192 bombeiros, 76 elementos da Polícia Municipal e 24 da Proteção Civil e Salvamento Balnear que já usufruíam dos benefícios do cartão, num total de 355 operacionais.
António Amaral, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, falou em nome de todas as corporações e aproveitou o momento para agradecer a continuidade do investimento do município no apoio ao reforço da atividade física dos bombeiros, bem como nos benefícios sociais inerentes ao cartão e muito importantes para os operacionais.
A presidente da Câmara salientou “a vontade da autarquia de estar em diálogo permanente com os operacionais de forma a perceber de que forma pode ir mais além no apoio que dá”. Luísa Salgueiro reforçou a necessidade de” agradecer a forma exemplar como os bombeiros estão ao serviço. Da nossa parte queremos contribuir para vos dar as condições para um bom desempenho, adequado às exigências dos nossos dias. Muito obrigada pelo vosso trabalho”, rematou.
Recorde-se que o Cartão Social do Bombeiro permite aceder a inúmeras vantagens. No caso do desporto, o apoio é de 100%. Ao longo do ano, os bombeiros têm direito à prática desportiva nas setes piscinas municipais e nos três ginásios geridos pela empresa municipal de desporto.
A Matosinhos Sport desenhou, também, um programa de treino específico denominado “Endurance Training” disponível nas piscinas municipais de S. Mamede de Infesta, Leça do Balio e Matosinhos e ainda no Centro de Congressos, no ginásio MSFIT.
O Cartão Social do Bombeiro prevê também outros incentivos, nomeadamente o apoio escolar, de acordo com os escalões, para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, a entrada gratuita nos museus municipais, o desconto de 50% em dois bilhetes, por espetáculo promovido pelo Município, por bombeiro, a disponibilização do Gabinete de apoio psicossocial, a isenção de taxa no licenciamento da atividade de guarda noturno, a redução de algumas outras taxas municipais conforme regulamento, bem como o apoio ao arrendamento para os bombeiros voluntários a residir em Matosinhos, que terão prioridade no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento - PMAA, caso a sua situação financeira o permita.