É já no próximo domingo, dia 7 de maio, que se realiza a quarta edição da Goldenergy Meia Maratona de Matosinhos, uma prova organizada pela RunPorto que tem o apoio da Autarquia e da Matosinhos Sport
A apresentação do evento decorreu hoje no Edifício dos Paços do Concelho e contou com a participação do vereador do Desporto, Vasco Pinho, e do administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.
Até ao momento estão inscritos 3200 participantes, “mais do dobro do ano passado”, de acordo com o diretor da prova, Jorge Teixeira.
Na prova, marcarão presença grandes figuras mundiais do atletismo, entre as quais, no setor masculino internacional, Nehemiah Kipyegon (Quénia), Peter Kipyegon (Quénia), Josphat Mutisya Mutula (Quénia), Aimad Bouziane (Marrocos), Zacarias Sitoe (Moçambique) e, no setor feminino, Bouziane Jemutai do Quénia e Kawtar Boulaid (Marrocos).
O objetivo este ano é “colocar Matosinhos no mapa internacional das maratonas e meia-maratonas”.
“Somos candidatos a Cidade Europeia do Desporto em 2025. Este evento simboliza o que queremos para Matosinhos, que é o desporto para todos, seja de elite, regular ou informal”, adiantou o vereador do Desporto, Vasco Pinho.
A nível nacional, destaque para a participação de Luís Saraiva, Rui Pedro Silva, Daniel Pinheiro, Rui Teixeira, Nuno Costa (vencedor da última edição), Paulo Rosário, Paulo Fontão, Rafaela Fonseca (vencedora do ano passado), Mónica Silva, Filomena Costa, Solange Jesus, Laura Silva, Dulce Félix, entre outros atletas.
Este ano, participam atletas de 30 países, entre os quais, Coreia do Sul, Estados Unidos, Egito, Quénia, Israel, Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, México, Canadá, Angola, Marrocos, Moçambique, Venezuela, Dinamarca, Hungria, Sérvia, Itália, Irlanda, Polónia, França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Ucrânia, Eslováquia, entre outros.
O tiro de partida será dado pelas 09h00, na Avenida da Liberdade, junto ao Farol da Boa Nova, em Leça da Palmeira. O percurso, com 21 km, segue depois pela Avenida da Liberdade, retorno junto à Rua Heróis da África, Avenida da Liberdade, retorno na rotunda do “Rochedo”, Avenida da Liberdade, Avenida Antunes Guimarães, retorno na rotunda com Avenida Dr. António Macedo, Avenida Antunes Guimarães, Avenida Dr. Fernando Aroso, Praça de Oliveira, Rua Congosta do Abade, retorno após a ponte na passadeira, Rua Congosta do Abade, Praça de Oliveira, Avenida Dr. Fernando Aroso, Avenida. Antunes Guimarães, Avenida da Liberdade, Rua de Almeiriga Norte, retorno antes da Rua das Areias, Rua de Almeiriga Norte, Avenida da Liberdade, parque de estacionamento do Aterro, e termina na Avenida da Liberdade.
Além da Meia Maratona de Matosinhos, haverá simultaneamente uma Minimaratona com 7 km, sem fins competitivos, para toda a família. O percurso inicia-se na Avenida da Liberdade, tem retorno junto à Rua Heróis da África, passa novamente pela Avenida da Liberdade, tem retorno na rotunda do “Rochedo” e termina na Avenida da Liberdade.
A realização deste evento implica alguns condicionamentos de trânsito. Na zona de partida/chegada (Avenida da Liberdade/Marginal), o trânsito estará cortado entre as 07h30 e as 13h00. No restante trajeto da prova, a interrupção será feita entre as 08h00 e as 12h00.
Uma das novidades na edição deste ano é a app RunPorto que permitirá acompanhar todos os atletas em competição.