As cidades do Porto, Gaia e Matosinhos acolhem, de 8 a 10 de outubro, a 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros Responsáveis pelo Desporto
Organizada pelo Conselho da Europa – através do Acordo Parcial Alargado sobre o Desporto do Conselho da Europa (EPAS – Enlarged Partial Agreement on Sport) –, e pelo Governo Português, a 18.ª edição do evento reunirá ministros de 50 países, membros do Conselho da Europa, ou membros da EPAS e/ou dos estados que integram a Convenção Cultural Europeia.
A conferência terá como foco «Governação e Governança no Desporto: Apoiar uma nova abordagem que corresponda à sua importância social».
As principais sessões da conferência centrar-se-ão na Carta Europeia do Desporto, com debates e painéis de alto nível sobre temas como «Collaborative Governing: Chegou a altura de adaptar as regras do jogo?» e «Boa governação: Mudar os postes da baliza?».
Estas sessões incluirão contribuições de ministros, representantes do movimento desportivo e peritos académicos, seguidas de debates aprofundados.
Esta conferência tem como objectivo abordar questões críticas da governação desportiva, promovendo a cooperação e a transparência em todo o continente.
Na perspectiva da juventude pretende-se fomentar o conhecimento dos participantes sobre a política desportiva no Conselho da Europa e oferecer oportunidades de capacitação para as pessoas jovens se envolverem na formulação das políticas públicas.
Este evento proporciona uma plataforma para desenvolver estratégias para uma gestão desportiva transparente, ética e eficaz.